domingo, 25 de dezembro de 2011

MEDIOCRIDADE GERAL

Dias atrás assisti ao Roda Viva da TV Cultura com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni que, para quem não sabe, foi o todo poderoso diretor de programação da Globo por mais de 30 anos. Durante esse tempo ele concentrou em suas mãos um enorme poder sobre o que as pessoas viam e pensavam. Sob a sua direção os noticiários da Globo elegeram ou destruíram carreiras políticas e foram os principais formadores de opinião da maioria da população brasileira na época. Também foi o responsável pela programação e escalação de shows, novelas e mini séries e tinha poder de vida ou morte sobre a carreira dos principais autores, atores e diretores da TV brasileira. Na sua época foi criado o famoso “padrão Globo de qualidade”. Foi temido, bajulado, respeitado, adorado e odiado, mas sem dúvida trata-se de alguém que entende profundamente de programação de televisão. Pois bem, perguntado sobre o que acha do baixo nível do que é mostrado na TV nos dias de hoje, principalmente sobre as músicas, ele foi direto:

- Hoje só tem lixo musical fazendo sucesso na TV porque hoje a TV mostra só o que o povo quer. Não contribui mais para melhorar o nível cultural. Só interessa a audiência. A cultura ficou de lado. Antes a TV trabalhava um degrau acima da cultura geral. Era missão da TV contribuir para melhorar o nível cultural da população. Tínhamos shows de qualidade e os famosos festivais da canção, quando músicos como Milton Nascimento, Gil, Caetano e Chico Buarque, só para ficar nos mais conhecidos, lançavam músicas que imediatamente caíam no gosto da população, de todas as classes. A TV fazia isso. Hoje, com a ascensão das chamadas Classes D e C, a TV sucumbiu ao mau gosto geral. Enquanto quem melhora de situação financeira pode consumir mais e comprar um eletrodoméstico ou um carro melhor, culturalmente ele ainda não consegue melhorar os seus hábitos de consumo. O povo consome produtos bons porque a TV mostra produtos bons e consome música ruim porque a TV mostra música ruim. Isso demora pelo menos uma geração para mudar. E a TV não pode esperar. E tome música de péssima qualidade.

Comentário - Isso explica porque temos tantos bondes do tigrão, balança bundinhas, mãozinhas prá cima, meteoros e “ais-se-te-pegos” fazendo sucesso. É o fundo do poço musical ajudado pela facilidade de divulgação da TV atual. Lamentavelmente não adianta nos iludirmos. Baseado nos dados do IBGE de 2010, que identificaram que para 62,3% da população brasileira geral e para 91,8% da população que subiu de classe de consumo nos últimos 15 anos, lazer de final de semana significa fazer churrasco, beber cerveja e ouvir música sertaneja, isso vai demorar muito para melhorar. Se um dia melhorar.

Texto: Joaquim Terra

https://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/profile.php?id=100002613957353

Um comentário:

  1. é realmente... ele esta certo... a midia hj só mostra tragedias musicais da nova "classe media brasileira"... e infelizmente do jeito q ta.. acho q só vai piorar. A galera ta comprando mais coisas... isso é bom... mas musicalmente nao está crescendo em nada mesmo... e a tendencia eh soh piorar

    ResponderExcluir