sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ANO NOVO VELHAS MUDANÇAS

Aproveitando a data e comemorando mais um ano que começa, é interessante observar como certas coisas acontecem nos tempos atuais. Astros do esporte e da música surgem de repente. Sucesso, fama fácil e a adoração insana dos fãs de momento são coisas que podem parecer intermináveis. Mas poder e glória quando atingidos sem consistência ou qualidade, promovidos apenas por efêmeros modismos passageiros, são pura fantasia que não se sustentam por muito tempo. E poucos são capazes de entender a nossa efêmera existência nesse mundo e de compreender a velocidade com que as coisas mudam nesses nervosos tempos modernos.

Para quem não percebe que os grandes sucessos de hoje são passageiros e que logo serão substituídos por outros, é interessante lembrar que até mesmo o nosso calendário, chamado de gregoriano, por ter sido organizado pelo Papa Gregório 13, em 1582, foi mudado pela arrogância daqueles que pretendiam garantir a imortalidade.

Até o Século 8º a.C., o ano do mundo romano tinha apenas 10 meses. Iniciava em 1º de março (martius) seguido de “aprilis, maius, iunius”. A partir daí eram utilizados numerais para denominar os meses seguintes. “Quinctilis, sextilis, september, october, november e december”. No século seguinte, para acertar a fixação da contagem com o tempo de duração da volta da Terra, o imperador Numa Pompilio introduziu mais 2 meses, “ianuarius e februarius”, que ficaram para o final e assim o último mês foi ajustado para 28 dias para acertar o número geral de dias do ano. Foi só 6 séculos depois, no Século 1º a.C., que Julio César fez uma nova reordenação, passando os 2 últimos meses para o início e mantendo 12 meses. Por isso fevereiro é o segundo mês e tem 28 dias e muitos não entendem porque o mês sete/mbro é numerado por 9 e dez/embro por 12, por exemplo.

No entanto Julio Cesar, nascido no mês “quinctilis” foi assassinado e Marco Antônio que o sucedeu decidiu homenageá-lo e trocou o nome do antigo 5º mês para “Julius”, mantendo os seus 31 dias. Mas depois de guerras, intrigas, traições e mortes que ocorriam naquela época, assumiu o poder Otávio, que recebeu do senado o título de Augustus. O novo imperador entendeu que alguém como ele não podia ficar atrás de Julio César e assim determinou que o mês “Sextilis”, fosse mudado para “Augustus”, criando o nosso atual agosto. Mas não ficou só nisso. “Sextilis” tinha 30 dias e sucedia a Julius, grande nos seus 31 dias. Ele não podia ficar atrás, assim simplesmente determinou que “augustus” também tivesse 31 dias para que o “seu” mês não ficasse inferiorizado. E hoje quase ninguém mais liga agosto a “Augustus” e menos ainda, percebe que julho e agosto são os 2 únicos meses consecutivos que tem o mesmo número de dias

Mais um ano termina e outro começa. Muitas coisas imprevisíveis vão acontecer e muitos novos sucessos vão aparecer. Mas é bom lembrar: “Sic transit gloria mundi”, ou “Assim passa a glória do mundo”. Até o calendário foi mudado pelos que vieram depois. A diferença é que naquela época as mudanças demoravam séculos. Hoje demoram minutos.


Texto: Joaquim Terra
https://www.facebook.com/?ref=home#!/profile.php?id=100002613957353

Nenhum comentário:

Postar um comentário