sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL

Sejamos inteligentes, o que é o Natal? Será a festa do bom velhinho, onde ganhamos presentes, e temos que hipocritamente abraçar nossos mais xaropes parentes.

Bom o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro porque seria a data em que Jesus nasceu, certo? Certo! Porém o que não se sabe que o nosso natal tão cristão foi retirado de uma festa pagã muito popular existente na Roma antiga, e que fora oficializada pelo imperador Aureliano em 274 d.C. com a finalidade de se homenagear o deus sol Natalis Solis Invicti (Nascimento do Sol Invicto) considerado a primeira divindade do império romano e festejar o início do solstício de inverno, dos europeus evidentemente, porque aqui o calor é infernal.

Com o triunfo do Cristianismo, séculos depois, a data foi utilizada pela igreja de Roma para comemorar o nascimento do Cristo, olha a porra da acochambração (que, efetivamente, não ocorreu em 25 de dezembro), considerado, desde então, como o verdadeiro “sol” de justiça. Com o passar do tempo, hábitos e costumes de diferentes culturas foram incorporados ao Natal, impregnando - o de simbolismos: a árvore natalina, por exemplo, é contribuição alemã, instituída no século XVI, com o intuito de reverenciar a vida, sobretudo no que diz respeito aos pinheiros, que conservam a folhagem verde no inverno; o presépio foi ideia de Francisco de Assis, no século XIII. As bolas e estrelas que enfeitam a árvore de Natal representam as primitivas pedras, maçãs ou outros elementos com que no passado se adornavam o carvalho, precursor da atual árvore de Natal.

Antes de serem substituídas por lâmpadas elétricas coloridas, as velas eram enfeites comuns nas árvores, como um sinal de purificação, e as chamas acesas no dia 25 de dezembro são uma referência ao Cristo, entendido como a luz do mundo. A estrela que se coloca no topo da árvore é para recordar a que surgiu em Belém por ocasião do nascimento de Jesus. Já os cartões de Natal apareceram pela primeira vez na Inglaterra, em meados do século XIX, coisa de inglês mesmo essa educação velada!

Jesus existiu? Obviamente que sim, nasceu no dia 25 de dezembro? Obviamente que não. Mas cabe a gente saber em qual Jesus acreditar, se no Jesus mítico, ou no Jesus místico, já no natal, bom o natal não podemos mesmo acreditar, já que nem Jesus havia nascido ainda! Pelo menos nessa data.

Um comentário:

  1. eh... o natal num passa de uma festa em homenagem ao capitalismo ahahhaha consumismo total

    ResponderExcluir